Conheça os ensaios de rotina em transformadores a seco
A norma brasileira (ABNT – NBR 5356) estabelece que todos os transformadores devem ser submetidos aos ensaios de rotina. Você sabe o que é isso?
O uso de transformadores a seco é facilmente encontrado em espaços que exigem adequação de média ou baixa tensão de energia, como Datacenters, Aeroportos, Hospitais e Edifícios Comerciais. Isso porque eles oferecem uma série de benefícios, como a maior segurança, redução de espaço e níveis baixos de manutenção.
A norma brasileira (ABNT – NBR 5356) estabelece que todos os transformadores devem ser submetidos aos ensaios de rotina.
O que são ensaios de rotina
Ensaios de rotina são testes realizados para assegurar o pleno funcionamento de um transformador.
Confira abaixo quais são esses ensaios:
Teste de relação de transformação
A relação ele tem como objetivo garantir que o número de espiras entre enrolamentos esteja de acordo com o projeto, garantindo que as tensões de entrada e saída sejam mantidas dentro de valores não divergentes de +/- 0,5% e entre o especificado e o real.
Ensaio de resistência ôhmica dos enrolamentos
O ensaio tem como objetivo comparar valores calculados com valores medidos e verificar problemas de mal contato e interrupções.
Ensaio de resistência de isolamento
Verificar os níveis de isolamento sólido dos transformadores entre enrolamentos e massa.
Ensaio de Tensão Aplicada
Consiste em fazer uma aplicação de uma determinada tensão no equipamento no intervalo determinado pela norma e não pode haver rompimento da isolação.
Ensaio de Tensão Induzida
O teste consiste na aplicação do dobro da tensão nominal, com uma frequência de no mínimo 120Hz durante o tempo calculado normatizado. Não podendo haver descargas disruptivas.
Ensaio de Perdas em vazio e corrente de excitação
Realiza medição das perdas através da tensão e frequência nominal e os valores obtidos são comparados com o projeto e norma.
Ensaio de Perdas em curto-circuito e impedância
Realiza medição das perdas através da corrente e frequência nominal e os valores obtidos são comparados com o projeto e norma.
Medição de descarga parcial
Ensaio fundamental para comprovação das variáveis de materiais e processo durante o período de fabricação.
O processo requer um controle rigoroso das atividades produtivas e acompanhamento monitorado.
O equipamento é submetido à valores e tempo de norma. Os resultados devem ser avaliados e comparados conforme ABNT NBR 5356.