O que significa o KVA de um Transformador Elétrico?

É bem provável que você já ouviu falar em watts, a potência ativa que gera o trabalho de energia em si, contudo para quem lida com manutenção elétrica ou serviços de geradores existe uma outra medida importante com a qual deve se habituar: o kVA.

É importante entender o que é o kVA na hora de dimensionar seu projeto. O kVA (kilovoltampere) é a medida que corresponde a 1000 voltamperes, ou seja, 1kVA = 1000VA. O cálculo correto é importante para garantir que um sistema elétrico atende à demanda que é requisitada, até mesmo em horários de pico. Na hora de utilizar um gerador ou transformador de energia, é imprescindível que estes cálculos estejam bem definidos.

Vale lembrar que as agências fornecedoras de energia cobram dos grandes consumidores como indústrias e grandes comércios o cálculo tanto da energia aparente do sistema elétrico quanto da potência ativa que irá ser utilizada e é aí que o KVA fica ainda mais importante.

Qual a diferença entre KVA e Watts?

Watts corresponde a uma unidade de potência, que também pode ser relacionada ao Joule – 1 Watt é equivalente a 1 Joule por segundo. Geralmente o Watts está diretamente ligado à potência dos equipamentos elétricos e à capacidade de transformação de energia elétrica para a realização de algum trabalho.

E KVA e Volts?

O Volt está relacionado à tensão elétrica, que é a diferença do potencial elétrico de determinado sistema. Uma explicação técnica: o Volt é equivalente ao potencial da transmissão de energia elétrica medida em Joules, dividido pela carga elétrica medida em Coulombs entre dois pontos distintos.

Uma forma mais simples de entender, é imaginar dois pontos distintos nos quais ocorra alguma tensão elétrica entre eles. 1 Volt significa que cada carga elétrica de Coulomb que sai de um ponto ao outro transmite exatamente 1 Joule de energia elétrica.