Refrigeração de transformadores a seco
Os transformadores são equipamentos que fazem parte da geração e distribuição de energia elétrica. Eles podem ser divididos em duas principais categorias: à óleo e a seco. Os transformadores a seco recebem esse nome exatamente por não necessitarem do óleo para refrigeração ou isolação. Mas, você sabe como a refrigeração acontece nesse tipo de equipamento? Acompanhe o conteúdo e compreenda as características dos transformadores a seco.
A importância da refrigeração de transformadores
Durante o funcionamento dos transformadores — e outros equipamentos elétricos — ocorre uma perda de energia, que se transforma em calor, aquecendo os materiais isolantes. Quando excessivo, esse calor pode prejudicar o equipamento, reduzindo sua vida útil e gerando falhas. Assim, a refrigeração é essencial para garantir que todos os componentes dos transformadores fiquem dentro da temperatura recomendada, evitando acidentes.
Transformadores a óleo
Nos transformadores a óleo, como o nome anuncia, essa refrigeração ocorre através do uso de líquido isolante. Assim, os enrolamentos e o núcleo são envolvidos pelo isolante, que reduz o calor da área interna dos radiadores. Enquanto isso, a parte externa dos radiadores apresenta resfriamento como resultado do contato com o ar ambiente. Esse tipo de equipamento é comum nos postes de energi
Refrigeração de transformadores a seco
Os transformadores a seco utilizam apenas o ar ambiente como fonte de refrigeração e isolamento, o ar circula entre as bobinas através dos canais de ventilação definidos em projeto forçando o resfriamento dos enrolamentos. Assim, eles podem ser instalados em ambientes fechados e perto da operação, sem oferecer riscos e garantindo grande eficácia. Esse tipo de equipamento é facilmente encontrado em edifícios comerciais, teatros, cinemas, datacenters, hospitais e diversos tipos de indústrias, indo de mineração à construção civil.
Transformadores a seco para a sua necessidade
Trabalha com algum dos segmentos citados e identifica a necessidade de um transformador para sua operação energética? Fale com nossos consultores e conheça as opções ideais de transformadores a seco, para suas necessidades.
Todos os transformadores exigem inspeção contínua, para garantir o bom funcionamento do equipamento. E os transformadores elétricos, que são utilizados na geração e distribuição de energia para indústrias, hospitais, aeroportos e cinemas, não são diferentes. Mas vale destacar que exigem testes específicos, que permitem evitar paradas não programadas, aumentar a vida útil do equipamento, além de prever a necessidade de manutenções, reduzindo o período em que a máquina terá que ficar inoperante. Você sabe como é feita a manutenção preventiva do transformador a seco? Entenda abaixo os ensaios de rotina, de acordo com as normas brasileiras (ABNT – NBR 5356).
Saiba como é feita a manutenção preventiva de transformadores a seco
Assim como citado anteriormente, a manutenção preventiva tem como objetivo avaliar o aparelho, compreendendo a integridade e as possibilidades de falha. Isso é realizado através de diversos testes que comparam os resultados do equipamento aos dados de fábrica (do projeto) e de acordo com a norma brasileira. Confira abaixo o passo a passo desse processo.
Vistoria no local e limpeza
Análise do local de instalação do transformador, observação visual do equipamento, conferência de temperativa, além de higienização das entradas e saídas de ar.
Verificação de presença de ruídos
Observação dos sons produzidos pelo equipamento e comparação com o esperado no projeto.
Teste de relação de transformação
Tem como objetivo garantir que o número de espiras entre enrolamentos esteja de acordo com o projeto. Assim, garante que as tensões de entrada e saída sejam mantidas dentro de valores não divergentes de mais ou menos 0,5%, entre o real e o projetado.
Ensaio de resistência ôhmica dos enrolamentos
O ensaio tem como objetivo analisar possíveis interrupções ou problemas de conexão e contato. Ele realiza esse diagnóstico ao comparar os valores calculados como ideais no projeto do equipamento versus os valores medidos nele.
Ensaio de resistência de isolamento
Tem o objetivo de verificar os níveis de isolamento sólido dos transformadores entre enrolamentos e massa, que podem ser prejudicados devido a presença de poeira, umidade e degradação dos materiais.
Ensaio de Tensão Aplicada
Consiste em fazer a aplicação de uma determinada tensão no equipamento em intervalo determinado pela norma. Durante a realização, para garantir que o transformador está funcionando conforme o esperado, não pode haver rompimento da isolação.
Ensaio de Tensão Induzida
O teste consiste na aplicação do dobro da tensão nominal, com uma frequência de, no mínimo, 120Hz durante o tempo calculado normatizado. Nesse período, não devem haver descargas disruptivas, caso ocorram, o equipamento exige manutenção.
Ensaio de Perdas em vazio e corrente de excitação
Realiza medição das perdas através da tensão e frequência nominal e os valores obtidos são comparados com o projeto e norma.
Está a procura de uma empresa qualificada para realizar manutenção preventiva em transformadores a seco? O laboratório da Transformadores União possui equipamentos modernos, calibrados e preparados para validar ensaios de transformadores de média e baixa tensão, conforme exigências da norma ABNT. Entre em contato!