Geração de energia através da biomassa, como funciona?

Juntamente como o sistema fotovoltaico, a biomassa é uma das fontes renováveis de energia. Basicamente, ela corresponde a toda massa orgânica ou vegetal, que não sejam combustíveis fósseis tradicionais — podendo ser, inclusive, uma alternativa para esse tipo de energia. Pela diversidade de matéria prima (resíduos agrícolas, restos de alimentos, lenha, bagaço de cana-de-açúcar e até do lixo) ela apresenta baixo custo, mas você sabe quais os resultados que esse material pode oferecer e como é realizada a geração de energia através de biomassa? 

Confira neste conteúdo, como é produzida a energia de biomassa e quais são os resultados do uso desse insumo.

Como é realizada a geração de energia através de biomassa?

Algumas das energias mais comuns geradas pela biomassa são as térmicas e as elétricas, no entanto ela também pode gerar diversos outros produtos, como o biodiesel e o biogás. Essas variações são produzidas de acordo com a forma que a biomassa é tratada: combustão, co-combustão, pirólise e gaseificação. Entenda abaixo como funcionam cada um desses processos.

Combustão

A combustão é o tipo mais comum de tratamento de biomassa. Nele, a biomassa passa por uma queima em alta temperatura, com grande presença de oxigênio. Isso resulta em vapor em alta pressão, que é utilizado para mover turbinas e, consequentemente, gerar energia elétrica. 

Co-combustão

Assim como o anterior, esse processo também utiliza queima, mas de forma diferente. Esse método oferece a possibilidade de substituição de parte do carvão mineral, utilizado em usinas termoelétricas, pela biomassa. O resultado dessa ação é uma redução na emissão de poluentes dessas usinas.  

Pirólise

Na pirólise, a biomassa também passa por um processo em alta temperatura com baixa presença de oxigênio, o que faz com que o processo de decomposição seja mais acelerado. Por esse fator os produtos dessa ação são diferentes do anterior, ao invés de vapor temos líquidos (como o bio-óleo) e sólidos como o carvão vegetal

Gaseificação

Como o próprio nome diz, esse método objetiva obter apenas o biogás que pode ser utilizado em caldeiras (para produção de energia elétrica) e veículos, por exemplo. Para isso, a biomassa é queimada, no entanto, em uma menor temperatura, produzindo, assim, apenas o gás inflamável. 

Para todos os processos acima citados, se faz necessário o uso de transformadores para rebaixar ou elevar os níveis de tensão conforme necessidade do usuário.